Como restaurar backups em uma tabela PostgreSQL

De tempos em tempos eu preciso restaurar um backup de alguma tabela para outra ou preencher a tabela de um novo ambiente de desenvolvimento local com dados reais para testes. Como não é uma tarefa diária, nem sempre me lembro como faz, então resolvi juntar aqui o passo a passo até pra facilitar nas próximas vezes e talvez possa também ajudar alguém.

Antes de poder restaurar algum backup, precisamos fazê-lo! O comando utilizado para isso é o pg_dump que já nos devolve um dump da tabela inteira – se quiser saber mais clique aqui para ler a documentação.

pg_dump dbname > backupfile.sql

No comando acima, extraímos todos os dados do banco (troque dbname pelo nome da sua tabela) e jogamos em um arquivo .sql. Pronto, já temos o backup salvo. Dica: esse é um jeito bem fácil de manter backup de seus bancos. Recomendo criar um comando que faça esse backup e utilizar o Cron para fazer isso automaticamente sempre.

Para restaurar o backup num banco, o postegres também nos permite fazer isso de um jeito bem simples, mas tem alguns detalhes:

1) o banco precisa existir com o mesmo nome do banco que foi extraído.
2) o banco não pode ter as tabelas criadas, senão vai dar conflito e a restauração não vai dar certo.

Nesse caso, se o banco já existir primeiro eu dou dropdb db_name que vai deletar o banco (IMPORTANTE, eu só faço isso em bancos locais, porque isso apaga todos os dados do banco, então NUNCA faça isso em produção a menos que você saiba exatamente o que está fazendo. Dá justa causa, hein? Deus tá vendo). Depois de deletar, precisamos recriá-la senão a restauração não vai funcionar por não encontrar o banco. Para recriá-lo: createdb db_name

Por fim, para restaurar os dados, jogamos o arquivo no novo banco:

psql dbname < infile

Pronto, temos um banco restaurado! Para mim esse processo é fundamental em dois momentos: quando por algum motivo – normalmente tenso – eu preciso restaurar o banco em produção ou quando vou começar um novo ambiente de desenvolvimento e preciso de dados para testar o app e as mudanças que estou fazendo.